Propaganda Infantil e Consumismo

Oi leitor,

O que motivou escrever esse post foram estes dois vídeos:
A história das coisas


Crianças do Consumo, A comercialização da Infância 

Hoje em dia as crianças estão querendo pular estágios da vida, quem é criança já diz ser adolescente e quem é adolescente já acha que é adulto. A infância é uma das melhores fases da vida. Vejo cada vez mais cedo meninas querendo ser "sexy" e "estilosas". Juro que não entendo, pode até parecer um discurso saudosista mas quando eu era criança isso não havia, utilizávamos a imaginação, corríamos, brincávamos de esconde-esconde, pega-pega, e outras brincadeiras que estimulavam a imaginação e nos faziam retirar o traseiro do chão (apesar de ter jogado também muito videogame em minha infância :-P). É estranho mas antigamente vivíamos sem a internet! 

Mas voltando ao assunto do post...

Propagandas dizem que seu modo de viver está errado, que para ser legal é preciso comprar uma sandália do Homem-Aranha ou um Mc Lanche Feliz. Mas quer dizer que para ser feliz é preciso apenas ter coisas coisas "legais" e não pelo que a pessoa é?   Daqui a pouco tempo vão lançar outro brinquedo do Homem-Aranha e sem ele você vai muito chato, né?? Só porque todo mundo tem um você também tem que ter, né? 
Já dizia minha mãe: " E se todo mundo pulasse de uma ponte você pularia também?!" Pois é, nem sempre o que todos fazem deve ser seguido.



Falarei agora sobre o consumismo. Consumismo é o ato de comprar produtos ou serviços sem necessidade e consciência. Na nossa sociedade você é o julgado pelo que você pode consumir, pelo seu poder de compra.
Se você estiver com um computador de um modelo de 2 anos atrás, as pessoas observarão que você não contribuiu recentemente para a indústria do consumo (exceto aqueles que utilizam ele como meio de trabalho). Mesmo ele funcionando perfeitamente vai aparecer alguém e dizer: "Que coisa velha, só vive demorando para carregar... O meu computador não demora nem metade disso!" A mesma coisa acontece com a moda, se um jogador famoso de futebol mudar o penteado milhares de garotinhos irão mudar o penteado também, ele quer se jogar tão bem quanto ele então para isso ele muda o penteado... Até parece que isso vai mudar alguma coisa ¬ ¬ 

Até mais !


Comentários

Postagens mais visitadas